Brasileiro venceu o Grand Prix dos meio-pesados do evento japonês em 2005. Já o americano conquistou o cinturão da mesma categoria em 2007
O UFC 139 terá um misto de nostalgia com ineditismo para os fãs do Pride, extinto evento de MMA que já foi tido como o mais importante do mundo. No octógono do HP Pavillion, em San Jose, nos Estados Unidos, estarão frente a frente, no combate principal, Mauricio Shogun e Dan Henderson, contemporâneos da organização japonesa que, no entanto, jamais se enfrentaram.
Ambos consolidaram suas carreiras em terras orientais. Shogun surpreendeu o mundo quando foi campeão do Grand Prix dos meio-pesados do Pride, em 2005, tendo apenas 23 anos. O torneio foi disputado no sistema de "mata-mata", e ele passou por feras como Rampage Jackson, Rodrigo Minotouro e Alistar Overeem para chegar à final contra Ricardo Arona. Na decisão, nocauteou ainda no primeiro round.
Dan Henderson é velho conhecido dos brasileiros. O americano vai realizar nada menos do que o 19º duelo contra atletas tupiniquins, a maioria deles também em eventos japoneses, como Rings e Pride. E leva vantagem no confronto: foram 13 vitórias e cinco derrotas até hoje.
O próprio Wanderlei já venceu Henderson antes disso, em 2000. Minotauro conseguiu vingar sua derrota em 2002. Anderson Silva, Minotouro e Ricardo Arona foram os outros brasileiros que conseguiram superar Hendo.Hendo já derrotou nomes como Rodrigo Minotauro, Murilo Bustamante, Renato Babalu, Wanderlei Silva e Vitor Belfort. A mais importante das vitórias foi em cima de Wand, quando o americano tirou o cinturão meio-pesado do brasileiro no Pride, em 2007.
Fim do Pride, contratação pelo UFC
Quando o UFC comprou o Pride, em 2007, boa parte dos lutadores do evento japonês foram incorporados ao Ultimate. Henderson, no entanto, perdeu para Rampage Jackson logo na primeira luta e decidiu descer de categoria. Chegou a disputar (e perder) o cinturão dos médios com Anderson Silva e seguiu entre altos e baixos na categoria até vencer o inglês Michael Bisping e não acertar a renovação de contrato. Acabou indo para o Strikeforce, onde tirou o cinturão dos meio-pesados do brasileiro Rafael Feijão. Depois, se tornou o primeiro a nocautear a lenda Fedor Emelianenko, ex-campeão dos pesados do Pride.
O caminho de Shogun no UFC também foi de altos e baixos. A estreia com derrota por finalização para Forrest Griffin surpreendeu a todos. Mas depois o brasileiro conseguiu duas vitórias seguidas e foi disputar o cinturão contra Lyoto Machida. Em resultado polêmico, acabou derrotado. Mas o UFC, por causa da repercussão da luta, repetiu o combate, até Shogun enfim conquistar o cinturão.
Shogun perdeu seu cinturão logo na primeira defesa de título, para o americano Jon Jones. Enquanto isso, o UFC comprava o Strikeforce, e alguns lutadores passaram para o evento, assim como acontecera com o Pride. Henderson está de volta, e enfim o caminho dos dois vão se encontrar, e você poderá conferir tudo na transmissão ao vivo do canal Combate e em Tempo Real no SporTV.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário